terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Localizada no centro da cidade de São Vicente.
Esta praça já recebeu a denominação de Pitoroco, porque no local existiu uma grande pedra onde os moradores e visitantes da cidade sentavam-se para conversar todas as noites e nos finais de semana. Lá era o ponto de encontro de casais de namorados e jovens a procura de namoro e novos amigos. Quando eles se encontravam, saíam de mãos dadas rodeando em torno do Pitoroco e do Mercado Público que fica bem próximo. Neste local também havia dois armazéns: um pertencia a Zeca Domingo, onde eram vendidos lanche e cafezinhos; o outro armazém pertencia a José Paulino Dantas, onde funcionava uma espécie de bar.
No ano de 1956, o senhor Metódio Fernandes, então prefeito do município, mandou demolir os armazéns, removeu a pedra do Pitoroco, aplainou o terreno e no local construiu uma quadra de basquetebol. Mas o nome permaneceu como Praça do Pitoroco. Além de ser um local apropriado para o esporte, ela servia para realização de festas do padroeiro, área de dança e outros eventos sociais.
Porém, no ano de 1976 a antiga Pitoroco deixa de existir e com ela vai junto a quadra de basquetebol, pois o senhor Osmildo Fernandes da Costa, então prefeito do município, construiu nesta área uma praça cívica, denominada Praça Getúlio Vargas em homenagem ao ex-presidente da República.
Segundo consta na ata em anexo, aos 31 de janeiro de 1977, às 16 horas, na Praça Pública de São Vicente, Rio Grande do Norte, reuniram-se autoridades civis, militares, representantes de entidades de classe e o povo em geral, para assistirem a inauguração da praça Getúlio Vargas. O senhor prefeito Osmildo Fernandes declarou aberto os trabalhos, em seguida o chefe do executivo municipal deu por inaugurada a praça. Após breves palavras, nesta praça também foi colocada uma televisão em preto e branco a qual atraiu a atenção da população para continuarem freqüentando o local, onde assistiam novelas, noticiários e outros programas da época.
Atualmente, a televisão é em cores, mas já não atrai tanta gente, pois a maioria da população dispõe de aparelhos de TV em suas residências.
Um fato importante que nos chama a atenção é que os moradores antigos da cidade não perderam o hábito de todas as noites sentarem-se nos bancos da citada praça para conversar. Um deles é o senhor Metódio Fernandes, que se senta com seus velhos amigos para relembrarem sua juventude, falarem sobre política, comércio e educação. Nos arredores da praça vêem-se grupos de jovens que discutem sobre esporte, bebida, jogos, festas; outros jovens conversam sobre paqueras, “ficadas”, namoro, moda etc. Nos finais de semana a praça serve, além do que já foi citado, para mães levarem seus filhos para se divertirem.
Por ser uma praça central, atrai muitos curiosos no período de campanha política, aqueles que não participam de política partidária ficam sentados nos bancos a observarem. Isso acontece também na festa do padroeiro e em outros eventos sociais.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DE SÃO VICENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI!

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.