terça-feira, 26 de janeiro de 2010

INSCRIÇÕES RUPESTRES

As inscrições rupestres encontradas no município de São Vicente estão encontradas em abrigo sob rocha a céu aberto, com pinturas na cor vermelha, estando localizada no Sitio Piauí, região do Saco da Luiza. É um local de difícil acesso, passando por trilhas de mata fechada e altas serras. O Sitio Arqueológico foi nomeado por “Cascata”, pelo motivo da paisagem geográfica do local.
Historiadores do município pretendem elaborar um plano de turismo eco-arqueológico, inserindo o local no roteiro turístico do município.
Essas inscrições não tiveram um estudo detalhado, com relação ao tempo e os povos que as pintaram, porém analisando a história do município percebe-se que por volta dos anos de 1687 a 1697 deu-se o extermínio de indígenas em um conflito travado na região de Açu. Fugindo da morte, membros da tribo Cariri embrenharam-se em um dos contornos da Serra de Santana. A área era propícia como esconderijo pois se apresentava rodeada de serras e possuía apenas uma saída. Merecidamente receberia a denominação de "Saco da Luísa". Sendo a terra fértil, os indígenas instalaram-se no local e desenvolveram o cultivo de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI!

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.